O que é e por que você deve investir num sistema para o controle de acesso


O que é e por que você deve investir num sistema para o controle de acesso

Os sistemas de controle de acesso estão se tornando cada vez mais acessíveis e populares e estão incorporados no dia a dia dos empreendimentos que atuam com os mais diversos segmentos. Por conta de seu custo/benefício extremamente vantajoso, esses mecanismos de controle se tornaram uma excelente opção para quem deseja reforçar a segurança de uma unidade residencial ou comercial.

Mas, não se engane: os sistemas de controle de acesso não fazem sentido apenas para os grandes negócios, como, também, atendem àqueles de pequeno e médio porte – afinal, onde há fluxo de pessoas e onde há dados e bens a serem protegidos, há também a necessidade de que se implante um sistema seguro e automatizado que permita monitorar as informações sobre quem acessa o que e quando.

Falando especificamente sobre os sistemas eletrônicos de controle de acesso, esses contam com componentes e dispositivos que atuam de forma integrada para acompanhar e registrar entradas, saídas e todo tipo de movimentação e em tempo real que acontece num determinado ambiente. Essas informações, disponibilizadas e transmitidas de forma integrada, possibilitam a implantação de estratégias otimizadas de prevenção para impedir danos às pessoas, aos dados e, claro, ao patrimônio em si. Para além disso, permitem, ainda a tomada de decisão rápida e precisa em caso de incidentes.

É importante ressaltar também que a tecnologia agregada a esses sistemas complementa e racionaliza os controles, aumentando consideravelmente a inteligência da operação e diminuindo substancialmente as suas vulnerabilidades. Basta dizer, por exemplo, que os sistemas eletrônicos e automáticos oferecem maior resistência à ação de bandidos em eventuais tentativas de invasão – afinal, é muito mais difícil vencer as máquinas do que seria render os porteiros ou vigilantes encarregados do controle de acesso.

Com funciona um sistema de controle de acesso?

Os sistemas de controle de acesso atendem a diferentes propósitos. Eles podem ser instalados, por exemplo, na recepção/portaria de condomínios comerciais e residenciais, indústrias, centros de distribuição, escolas, hospitais enfim em todo tipo de empreendimento, para controlar o fluxo de pessoas, como o fluxo de veículos. Também podem gerenciar o acesso a espaços específicos.

A depender do sistema implantado, o controle de acesso pode ser realizado por meio de catracas, torniquetes, cancelas, portas controladas, bloqueio com barreiras de vidro e outros dispositivos de limitação ao acesso, utilizando tecnologias com cartão de proximidade, TAG, biometria, QR Code, reconhecimento Facial, diversas outras tecnologias, inclusive APPs para acesso mobile.

Integrados a outros sistemas, como o CFTV e equipamentos de prevenção a incêndio, o controle de acesso permite, ainda, a leitura analítica dando informação em tempo real a movimentação em um determinado espaço ou uma pronta-resposta muito mais eficaz no caso de ocorrências registradas.

Vantagens do sistema de controle de acesso #01: mais precisão e segurança

A primeira grande vantagem dos sistemas eletrônicos de controle de acesso é o fato de gerar informações detalhadas e seguras em tempo real. Imagine só, por exemplo, que a entrada de um funcionário ou visitante pode ser autorizada sem a necessidade de ação humana; basta que essa pessoa seja identificada pelo sistema para que os administradores possam acompanhar de perto sua movimentação, localização, tempo de permanência e outras informações relevantes acerca de seu comportamento.

Vantagens do sistema de controle de acesso #02: mais controle

Com sistemas eletrônicos de controle de acesso, é possível automatizar qual acesso está disponível para cada pessoa. Desta forma, você pode definir, por exemplo, que os funcionários administrativos só podem acessar espaços e dados que estejam relacionados a esse departamento. O sistema de controle de acesso também é indispensável para proteger áreas restritas e controlar, através de relatórios, o acesso a áreas vitais de empresas como CPD, áreas técnicas, áreas químicas, produção, entre outras.

Vantagens do sistema de controle de acesso #03: automação e integração

Hoje, é inegável que o bom gerenciamento dos dados disponíveis é primordial para qualquer negócio. Com os sistemas eletrônicos de controle de acesso, os empreendimentos ganham a chance de automatizar e integrar as informações recolhidas com muito mais segurança e agilidade. É possível, por exemplo, conhecer os horários de pico na recepção; integrar os dados colhidos no Registro Eletrônico de Ponto (REP); e até saber quem esteve num determinado espaço, acessando determinados dados, num determinado período.

Vantagens do sistema de controle de acesso #04: economia

Mesmo os mais caros sistemas eletrônicos de controle de acesso disponíveis no mercado se pagam com o tempo e com a qualidade que entregam. Imagine, por exemplo, que o custo com horas extras pode ser reduzido, já que será possível calcular com muito mais precisão quanto tempo cada funcionário permaneceu na empresa. Além disso, um sistema de controle de acesso bem planejado também ajuda a reduzir os gastos mensais, eliminando a necessidade de mais postos de segurança contratados e/ou recepcionistas.

Assim como as demais soluções de segurança eletrônica, os sistemas de controle de acesso podem e devem ser customizados de acordo com as necessidades de cada cliente.

Se você quiser saber mais qual desses projetos se adequa melhor às suas demandas, fale com a nossa equipe. A Aldep tem mais de 20 anos de experiência no mercado e conta com equipe técnica altamente preparada para melhor orientar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento
Em que posso ajudar?