A proteção perimetral coíbe não só a invasão ao prédio, mas também ao que está ao redor dele. Se um condomínio – residencial ou comercial – possui um belo e amplo jardim, precisa impedir que ele forneça o acesso ao interior do edifício. Quem tem uma casa com quintal e piscina, deve cuidar da segurança a partir do muro, e não da porta da sala. Esse cuidado mais amplo é feito, justamente, com uma estratégia de proteção perimetral. A ALDEP Sistemas de Segurança é especialista na instalação e manutenção dos equipamentos. Clique aqui e fale com nossos consultores. Mas antes, entenda os motivos para implantar a novidade o mais rápido possível
Como é um sistema de proteção perimetral?
O sistema de proteção perimetral impede a entrada de pessoas em áreas externas do condomínio. E também dispara um alarme se o invasor, mesmo diante dos obstáculos, tentar, por exemplo, pular um muro ou arrombar o portão. Diversos sensores de presença são os responsáveis por perceber a ação criminosa e emitir os alertas.
Quais equipamentos compõe um sistema de proteção perimetral?
Existem inúmeras opções disponíveis e a ALDEP, de acordo com o tipo de construção e as áreas que precisam ser protegidas, elabora um projeto e sugere quais são os equipamentos mais recomendados para a situação. Neste artigo, vamos demonstrar o que tem sido mais frequente num sistema de proteção perimetral.
- Cercas eletrificadas: são desenvolvidas para criar um circuito elétrico quando são tocadas. O invasor receberá uma descarga de 12 volts e sentirá, imediatamente, um desconforto ou uma dor. Se continuar insistindo, ou seja, tocando nos fios da rede, a dor aumentará.
- Sensores de infravermelho: os feixes de luz infravermelha são projetados entre um ponto emissor e outro ponto receptor. Se um invasor atravessar essa linha, acabará ativando sensores que acionarão um alarme e avisarão a equipe de segurança.
- Sensores magnéticos: são instalados em janelas, portas e portões. Se alguém tentar abrir uma janela ou forçar uma fechadura, o sensor detectará o movimento no mesmo instante. Este tipo de equipamento também é muito utilizado em áreas técnicas, como casa de máquinas, sala de ar-condicionado e casa de elevadores, podendo avisar à administração do condomínio sempre que um funcionário ou técnico terceirizado estiver no local.
- Barreira Virtual: é um método sofisticado de proteção perimetral, através do Software/Câmera são capazes de captar e analisar uma intrusão no perímetro. Esse sistema é chamado de vídeo analítico. É uma tecnologia que não necessita de barreiras físicas instaladas nos muros/perímetro. A câmera detecta, analisa e grava o movimento de forma inteligente, evitando assim alertas acidentais.
Como controlar o sistema de proteção perimetral?
A boa notícia é que os sistemas de segurança evoluíram muito nos últimos anos. E foram avanços que diminuíram os valores ao mesmo tempo em que trouxeram sofisticação. Os equipamentos podem ser cabeados, sem fio ou híbridos. E para acionar ou desligar cada um deles, basta usar um smartphone, um tablet ou um notebook. Não vai mais sair de casa hoje? É só tirar o celular do bolso, abrir o aplicativo, apertar um botão… e pronto. O sistema está 100% acionado, protegendo seu patrimônio.
É claro que você precisará da assessoria de uma empresa especializada, como a ALDEP Sistemas de Segurança, para escolher, instalar e programar estes equipamentos. Nossos consultores estão à disposição para tirar dúvidas e visitar seu condomínio. Se quiser fazer uma pergunta sobre proteção perimetral, agendar uma visita ou conhecer todas as opções, clique aqui e fale conosco! Empresas como a Cipel Engenharia, o Grupo Malzoni e a Sindi Solution já usam e aprovam nossas estratégias de segurança!