Por que vale a pena investir em segurança eletrônica?


Por que vale a pena investir em segurança eletrônica?

O mercado de segurança eletrônica continua em franca expansão no Brasil. Se, por um lado, a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus também alcançou o setor, por outro, fez sua importância saltar aos olhos: com comércios, empresas, escolas e tantos outros empreendimentos fechados, os sistemas eletrônicos se mostraram uma excelente opção para inibir a ação de criminosos.

Aliás, é em momentos adversos como esse que a segurança eletrônica mais encontra espaço para demonstrar sua resiliência, versatilidade e confiabilidade. Imagine só, por exemplo, que inúmeras empresas optaram por deixar até mesmo seus vigilantes em casa, orgânicos ou terceirizados, simplesmente porque estavam seguras de que seus sistemas eletrônicos dariam conta do recado na prevenção de eventuais ocorrências.

De fato, um projeto bem desenvolvido que faça uso dos equipamentos adequados, posicionados corretamente e capazes de fornecer informações combinadas e precisas –, tem tudo para ser um verdadeiro trunfo a qualquer negócio que, com esses recursos em mãos, todo e qualquer estabelecimento também fica muito menos suscetível ao erro humano.

Um vigilante, mesmo que muito bem treinado e experiente, quando diante de uma ocorrência, pode ser tomado por emoções que prejudiquem sua ação. Com as máquinas, isso não acontece. Evidentemente, um não substitui o outro, ou seja, vigilantes e sistemas eletrônicos precisam ser empregados nas suas melhores capacidades para que operem juntos em prol dos melhores resultados.

Então, se você já tem ou pensa em contratar um ou mais vigilantes para proteger o seu negócio ou propriedade, ou se simplesmente quer reforçar a segurança do seu patrimônio, aqui vão algumas boas razões para investir em sistemas de segurança eletrônica.

1) Mais segurança para a sua operação – e, consequentemente, para você e sua propriedade

Sensores instalados num determinado ambiente disparam e a informação de que um movimento inesperado foi registrado chega à equipe de segurança. Ciente da situação, o vigilante ou a central de monitoramento imediatamente adota um protocolo de resposta específico, com calma e perícia, para garantir que tudo se solucione da forma mais rápida e eficaz possível.

Uma situação como esta é muito frequente em empresas das mais diversas áreas ou portes, mas perceba: caso não houvesse o sensor de movimento, o incidente somente seria identificado mediante a presença física do vigilante no local o que aumentaria consideravelmente as chances de algo dar errado. Aliás, caso, de fato, a intrusão fosse constatada, a depender do espaço em questão, muito provavelmente a ocorrência só seria percebida quando já fosse tarde demais.

Portanto, como dito há pouco, quando você recorre aos sistemas de segurança eletrônica, diminui consideravelmente as chances de falhas ou erros operacionais, além de aumentar a proteção à vida de todos os envolvidos na operação.

2) Prevenção e atuação rápida que inibem a ação de criminosos

Estudos ao redor do mundo mostram que criminosos se sentem, de fato, intimidados pela presença de câmeras e outros dispositivos que indiquem a presença de um sistema de segurança eletrônica naquele determinado local em que pretendiam agir.

Não à toa, segundo estatísticas, empreendimentos sem esses recursos tendem a ser três vezes mais invadidos por criminosos; por sua vez, empreendimentos que já foram invadidos no passado frequentemente acabam se tornando alvo do mesmo crime até que adotem medidas preventivas.

Na prática, um simples aparelho posicionado na entrada do estabelecimento pode ser suficiente para inibir a prática de crimes e com razão: a depender da estrutura do projeto de segurança eletrônica, hoje, uma ocorrência pode ser identificada e tratada em questão de minutos, inclusive com a presença da polícia.

3) Excelente custo/benefício e impacto financeiro positivo como efeito colateral

Imagine só, por exemplo, um departamento de almoxarifado que só faz aumentar as despesas mês a mês com a aquisição de mais e mais itens de escritório. Novamente, um problema muito comum em muitas empresas, certo? Pois bem: em casos como esse, já se sabe que a instalação de uma única câmera no ambiente pode bastar para inibir o comportamento de pessoas que estejam fazendo mal uso dos recursos.

Assim como no almoxarifado, a mesma estratégia já se mostrou suficiente para regular tantos outros comportamentos diretamente associados ao aumento nas despesas, portanto, o uso de sistema de segurança eletrônica pode trazer um impacto financeiro positivo como efeito colateral.

Para além disso, os custos com a aquisição, implantação e manutenção dos sistemas de segurança eletrônica são irrisórios se comparados aos resultados que entregam: ao viabilizarem uma redução drástica nos números de furtos e ao inibirem as chances de roubo, esses equipamentos possibilitam economias constantes – que, somadas, trazem um impacto econômico muito positivo para qualquer negócio, como, por exemplo, a redução do seguro (pesquisas indicam que o seguro de estabelecimentos equipados com sistemas de segurança eletrônica chegam a custar 30% menos).

Outros fatores pesam bastante favoravelmente à implantação de sistemas de segurança eletrônica, como a agilidade na resposta a eventuais ocorrências ou, ainda, a possibilidade de minimizar outros riscos, como incêndios, num determinado espaço.

Ainda assim, é importante dizer que todos esses benefícios são condicionais aos responsáveis pelo sistema. Por exemplo: é imprescindível que o projeto adotado tenha sido calculado com foco nas vulnerabilidades identificadas no ambiente; que os aparelhos implantados estejam com a manutenção em dia; que as informações coletadas sejam corretamente levadas e analisadas pela equipe da central de monitoramento.

Com mais de 20 anos de mercado, a Aldep entrega todas essas soluções para seus clientes, para garantir que seus sistemas de segurança eletrônica estejam operando com total qualidade e eficiência. Com projetos customizados por profissionais especializados, a marca garante o melhor custo-benefício na implantação e manutenção da operação.

Fale conosco e saiba mais sobre nossos projetos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento
Em que posso ajudar?